Na Comunidade do blog C0TA ZER0 no site do Orkut, abri um fórum com o tema: o que é e o que nao é arquitetura. Pensava em receber apenas as opinioes dos leitores sobre um assunto que nao é tao fácil de discutir, mas a página de respostas foi além do esperado – os tópicos logo viraram um resumo de opinioes dos grandes nomes da arquitetura.
” Tadao Ando: I believe that the way people live can be directed a little by architecture.
Ralph Erskine: The job of buildings is to improve human relations: architecture must ease them, not make them worse.
Michael Graves: I see architecture not as Gropius did, as a moral venture, as truth, but as invention, in the same way that poetry or music or painting is invention.
Walter Gropius: Architecture begins where engineering ends.
Jean Nouvel: Each new situation requires a new architecture.
Richard Rogers: My passion and great enjoyment for architecture, and the reason the older I get the more I enjoy it, is because I believe we – architects – can effect the quality of life of the people.
Frank Lloyd Wright: The mother art is architecture. Without an architecture of our own we have no soul of our own civilization.”
Postado na Comunidade do C0TA ZER0 por Ana Julia Andrade.
Pra mim fazer arquitetura é pensar o espaço para que ele se adapte às necessidades daqueles que o ocuparão e para que se integre da forma mais harmoniosa ao ambiente em que será implantado. Isso quer dizer pensar de maneira sistêmica o espaço interno e externo, não só o espaço fisicamente projetado, mas tudo aquilo que está no plano da razão e aquilo que é apenas sentimento, e a que o espaço se conecta na “teia da vida”.
CurtirCurtir
Acredito que Arquitetura seja nossos anseios e repulções, moldados e adestrados para caber na realidade independente de quem fornece a demanda. ao passar pro um arquiteto ela se transforma não mais em algodo outro, mas sim em um esforço continuo para adequar sua mente a realidade exposta.
CurtirCurtir